domingo, 9 de maio de 2010

Pessoas Hiperbólicas

Hoje as pessoas são extremistas e extremosas... Tudo é um exagero, tudo é um motivo para drama. Perco-me em quantas vezes me fiz atriz, ou acompanhei cenas de outras pessoas, que se usam do artifício de interpretar uma hipérbole, para fins comuns ou individuais.

Afinal de contas, quem nunca tornou uma simples dor de cabeça em uma gripe suína, apenas para curtir mais alguns momentos dentro de casa?

O lado ruim dessa vida potencialmente explorada artisticamente é que o drama está sempre tão presente, que quando esse recurso se fizer realmente necessário, talvez não tenha a reação desejada.

Esses dias, por exemplo, tive uma experiência um tanto quanto perigosa, que denominei "experiência de quase morte". Pisei em um fio recentemente "remendado", mas não de forma correta, que acabou causando um curto, embaixo do meu pé, assim que pisei. O fio estourou, queimou a fita isolante e deixou o meu pé tão preto como o de um carvoeiro. Só aqui, utilizei várias palavras exageradas, para dar mais ênfase ao texto, torná-lo mais... atrativo. Mas uma vez que eu realmente passe por uma situação de perigo (não que essa não tenha sido, mas uma mais grave), e quiser usar as mesmas palavras para descrever o que ocorreu, talvez eu não seja mais levada tão a sério.

Por que estou falando sobre isso, aqui? Porque tenho em meu circulo de amizades muitos artistas; não apenas aqueles que usam da arte como trabalho em seu dia a dia, mas artistas que se aproveitam do assunto em questão, para conseguir aquilo que desejam, e que não pensam nas consequências que podem acarretar com essas atitudes.

Muitos teatros acabam corrompendo a mente e o coração de quem atua. De certa forma, as pessoas ficam tão presas nos personagens que elas criam que acabam por acreditar que toda aquela encenação é a vida real. Brincam com a vida alheia, e entram no jogo como personagens. Acreditam que aquela é a vida própria deles. Juntam a ficção com a vida real.

Mas esquecem que esse jogo perigoso que tramam em suas mentes envolve outras pessoas, seus pensamentos e sentimentos. Essas pessoas se divertem com os resultados que obtêm, mas creio que um dia, serão vítimas do próprio veneno.

Creio que Pagarão, de alguma forma, pagarão um preço justo por brincarem, como se fossem Deuses. Não se brinca com a vida das pessoas, em hipótese alguma! A moral da história é que a gente pode sim, usar umas hipérboles aqui ou ali, mas usá-las com sabedoria e moderação é sempre recomendado. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário