terça-feira, 13 de abril de 2010

Apenas Um Exemplo de Capitalismo Selvagem!

São 09h21min da manhã, quando inicio este texto. É exatamente o momento em que me sentei sobre minha cadeira, e tive a perfeita acomodação que me oferecesse condições suficientes para recolocar meus pensamentos em ordem e poder extravasar de forma sensata, sem o furor da revolta que me habitava há algumas horas.

Todos os dias, tenho uma jornada dura, no que diz respeito a horários. Acordo por volta das 04h30min, com retorno ao lar variante: entre 20h00min e 23h00min. Mas, hoje não vim aqui para discutir os meus horários, mas discursar sobre os últimos acontecimentos na minha cidade, que por conseqüência, interferem nos meus horários.

Recentemente sofremos com uma das maiores catástrofes registradas na Cidade (quase) Maravilhosa, com direito a chuvas torrenciais, enchentes e deslizamento de encostas; acarretando em mais de 200 mortes em todo o Estado. Todos, sem exceção: ricos e pobres, negros e brancos, altos e baixos; tiveram perdas de grandes e pequenas escalas.

No entanto, essas perdas não foram o suficiente para tocar o coração de muitos “homens primatas, capitalistas selvagens”. Logo após os fatos registrados acima, moradores de áreas distantes sofrem com uma greve infundada de ônibus. A greve simplesmente existe porque resolveram criar uma greve... E só isso basta.

Também sou uma das milhas de pessoas prejudicadas com essa greve. Não estou dizendo que eu seja contra movimentos que melhorem as condições trabalhistas das classes menos favorecidas, mas não sou a favor de danos causados por tais movimentos, a pessoas que não têm nada a ver com isso.

Meus danos foram trabalhistas... Perdi meio expediente ontem, e hoje cheguei com uma hora de atraso ao local de trabalho, e isso porque a empresa felizmente disponibilizou transporte de taxi aos funcionários que residem distante ao escritório. Só que a empresa onde trabalho faz isso... E a sua? E a da sua esposa ou marido? E a do seu vizinho?

Com isso, uma reivindicação por melhores condições de trabalho e por um salário mais justo de um núcleo distinto faz com que vários outros trabalhadores, de outras empresas, de outras áreas, percam a credibilidade dentro de suas companhias, mesmo que os atrasos e faltas sejam justificáveis... Mas não justificadas nos pontos diários.

Mas esse é apenas um ponto de vista sobre os efeitos prejudiciais que uma greve de transporte público e coletivo pode causar num momento como esse. E as pessoas que perderam tudo nas chuvas de semana passada, que precisam correr atrás de novos documentos, que ainda precisam trabalhar, pois a vida continua? E também daqueles que se encontram doentes, pelas águas contaminadas das enchentes ou não? Será que o cobrador do ônibus não tem nenhum tio internado em hospital? Ou nenhum motorista tem uma esposa prestes a ter um bebê? Muitos cariocas vivem essa situação e PRECISAM, NECESSITAM E DEPENDEM dos transportes públicos.

E então, caro leitor... Comece a refletir se o seu próximo está pensando em você agora, da forma que você gostaria... e retribua, mesmo que esse pensamento não exista! As coisas só começam a mudar a partir do momento em que modificamos a nós mesmos. A minha casa só estará limpa, quando eu não tiver mais o hábito de sujá-la!

Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário