
Sou muito feliz por tê-los, de alguma forma, mesmo que hoje, só na memória, ou “in memorian”. Todas as pessoas que marcaram pelo menos um pouquinho a minha história, são reconhecidas por mim mesmo como amigos. E cada fase da minha vida, fico feliz em reciclar, retomar os antigos, fazer novos, aumentando esse ciclo, que eu espero não ter fim.

Claro, eu tenho a minha teoria particular sobre os níveis de amizade. Existem aquelas amigas de colégio, que servem para fofocar sobre os gatinhos das turmas mais avançadas, ou aqueles amigos meninos, que todo mundo pensa que rola um climinha básico. Mas se rolar, o que é que tem? Afinal de contas, acho que você não escolheria um inimigo ferrenho para ser seu par.

Existem também aqueles amigos que estão sempre na sua casa, filando alguma coisa, mesmo que seja apenas a sua Internet, porque a dele “deu pau”. Aqueles que até a sua família adota, de tão freqüente que se torna a presença dele ali.

Mas dentre todos os subtipos de amizade, existem dois grandes grupos distintos, que devem ser levados em consideração: Amigos de Confidências e Amigos de Farra.

Amigos de Confidências são aqueles que, como o próprio nome já diz, você corre para contar seus segredos, suas confidências. É com ele que você vai chorar as suas mágoas de amores frustrados, de brigas em família, da sua primeira relação sexual, ou do amor proibido que você tem ou teve. Esse tipo de amigo costuma ser àquele pelo qual você daria a vida, se fosse necessário; que se passar por um perrengue daqueles, você faz das tripas coração para reverter a situação. São os seus amigos do lado esquerdo do peito, seus amigos de fé, irmãos camaradas.

Amigos de Farra são aqueles que você pode contar à qualquer hora para curtir uma boa night, para azarar alguém na praia, para te tirar da cama, quando a preguiça reina aos domingos. São eles que tornam seus dias mais alegres e espontâneos, que te arrancam uma risada até quando você não está muito bem. Que fazem piada do seu cabelo engraçado ou do tombo que você leva na escada de uma boate, bêbado como um gambá. São os seus amigos que você quer a companhia sempre que está solteiro, e que serão odiados pelos seus parceiros, se os mesmos não acompanharem o ritmo.

Não, eu não quis dizer que um grupo é mais ou menos alegre, que um se responsabiliza pelos seus momentos de dor e o outro não. Mas cá pra nós, a gente bem consegue distinguir quem é quem na nossa vida. E consegue ver a diferença de amizades que temos.
Mas será que é possível encontrar uma pessoa que faça parte dos dois ciclos, que corresponda aos quesitos encontrados em um e outro? Talvez... É uma possibilidade. Acho que conscientemente, você não trocaria confidências com uma pessoa que acabou de conhecer no barzinho, mas depois de cinco latinhas de cerveja (ou qualquer outra coisa)... A coisa muda um pouco de figura. Assim também pode ser que um dia, você vá comemorar seu aniversário naquele pagode (que fique bem claro que é só um exemplo) bombado do seu bairro, e consiga arrastar seus amigos mais íntimos, que não se arriscariam a entrar em um local como esse antes, não acha? Eu já fiz isso, e você também!

O importante é que ter uma vida cercada de amigos, de todos os tipos, de todas as tribos, faz um bem para o coração tão grande quanto tomar um cálice de vinho tinto por dia. A endorfina produzida pelo seu organismo, a sensação de prazer, as risadas, e as dores... Os estresses e as reconciliações... Cada momento é importante, e se não for para os dois, para pelo menos uma das partes, com certeza será.

E é por isso que hoje eu venho aqui, escrever essa pequena homenagem aos meus. Não tenho o costume de dizer que os amo, de abraçá-los, de beijá-los. Nem ao menos tenho o hábito de ligar aos fins de semana, pela minha insistente implicância com telefones. Mas é aqui que penso em todos eles, e os agradeço pelo simples fato de existirem, porque basta apenas isso, para me completarem.

E que seja considerado que à vocês, esteja registrado o meu abraço, o meu beijo, minhas trocas de “eu te amo” e tudo o mais. Desulpem-me meu jeito grosseirona, perdoem-me as falhas. Não sou tão perfeita nem tão ruim o quanto possa parecer.

E estejam sempre aqui, comigo; pois como dizia o poeta: Eu ficaria triste se um amigo meu morresse, mas enlouqueceria se todos se fossem.
(Dedico essa singela e humilde homenagem aos meus amigos de hoje, de ontem e aos que virão. Prefiro não citar nomes, posso falhar e esquecer-me de quem não deveria)
amei!!!
ResponderExcluirAdoro ser sua amiga!!!
Lindo d+ Mana!! Não preciso dizer o qto vc é importante pra mim!! Vc mora no meu coração! Beijos
ResponderExcluirMinha Lola....adorei, eu tb sou meio assim... abandonadora de amigos, mas jamais deixando de amá-los . Vc tb é muito querida, tenho certeza q sabe disso!!!! Me sinto feliz e orgulhosa de em tão pouco tempo estar no rol de seus amigos... um grande beijo amo vc!
ResponderExcluirQuero saber onde eu me encaixo...rs
ResponderExcluirComo sempre sendo autêntica em suas palavras e passando o que há de bom para quem ler, não me surpreende em nada pois você é uma surpresa que surgiu em minha vida. Digo pra você e digo aqui também ou melhor escrevo aqui AMO VOCÊ ELOÁ ALVES
Que lindo, Elo....Amei!!!!
ResponderExcluirVindo de vc nao podia ser diferente....Inteligente que só (Q ninguém mais veja esse comentário, pq vc é a horrorosa, feia e burra) .....hahahah
Mto mto mto obrigada por entrar na minha vida!!!
Beijos, Andriele!